Começou ontem (sexta, 5) a 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), na Orla do Parque Nanci, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação. A programação segue neste sábado (6) com debates, rodas de conversa e apresentações culturais ao longo do dia, das 8h às 20h, e shows à noite, das 20h às 23h.
A homenageada desta edição é a escritora Conceição Evaristo. “Toda a minha obra estará disponível no evento, e eu estarei presente para conversar com leitores e dar autógrafos. Além disso, vai ser uma oportunidade para estar com vários escritores e escritoras do país”, disse a autora, vencedora de prêmios como o Jabuti. Ela fará palestra no domingo (14), às 19h.
Ao todo, serão mais de 70 atividades até 14 de setembro. Entre os nomes confirmados estão Bárbara Carine, Eliana Alvez Cruz, Jeferson Tenório, Luiz Antônio Simas, Thiago Gomide, Helena Theodoro, Fernando Ceylão e Paulinho Serra, José de Abreu, Bela Gil e Maristella Sodré, Xico Sá e Leo Jaime, além das participações internacionais de Teresa Cárdenas (Cuba), Eliseu Baroni (Guiné-Bissau) e Balam Rodrigo (México). Também passam pela Flim Projota, Hélio de La Peña, Nath Finanças e Maria Ribeiro.
Para a curadora Renata Costa, celebrar os dez anos da festa com Conceição Evaristo como homenageada é motivo de alegria. “A escolha dela foi um reconhecimento à sua obra, que traduz o conceito de escrevivências: histórias que nascem da vida, da memória e da coletividade. Todo o processo de curadoria das mesas partiu desse eixo central”, afirma.
A Flim está organizada em tendas. A principal, a “Papo Flim”, recebe as maiores mesas. Ontem, “Crônicas Urbanas” reuniu Ruy Castro e Jessé Souza, com mediação de Edney Silvestre. Hoje (sábado, 6), a mesa “AFROTopias” junta Renato Noguera e Kiusam de Oliveira. Amanhã (domingo, 7), a principal será “Escrevivências da Quebrada”, com Jessé Andarilho, MV Bill, Rodrigo Santos e Wesley Barbosa.
Durante todo o evento, uma grande tenda concentra estandes de editoras e coletivos de escritores, com lançamentos, sessões de autógrafos e venda de livros.
Shows
As noites de sexta, sábado e domingo têm encerramento musical. Na primeira semana, os destaques incluem Seu Jorge e Leoni. Nos dias 12, 13 e 14, sobem ao palco, respectivamente, Thiago Martins, Jorge Vercillo e Mari Fernandez.

