Atualizado em 22/11/2025 – 08:43
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi detido na manhã deste sábado (22). De acordo com comunicado da Polícia Federal, foi cumprido um mandado de prisão preventiva expedido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sexta-feira (21), o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocou pelas redes sociais uma vigília de orações nas proximidades da residência onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.
Também na sexta, a defesa de Bolsonaro encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, um pedido para que ele permaneça em prisão domiciliar sob caráter humanitário. Os advogados afirmam que o ex-presidente possui condições de saúde permanentes que exigem “acompanhamento médico intenso”, o que justificaria evitar sua transferência para o presídio da Papuda, em Brasília.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses no processo do Núcleo 1 da investigação sobre a tentativa de golpe. Ele e os demais condenados podem começar a cumprir as penas nas próximas semanas.
Desde 4 de agosto, o ex-presidente está em prisão domiciliar por ter descumprido medidas cautelares determinadas pelo STF. Ele utilizava tornozeleira eletrônica e estava proibido de acessar embaixadas e consulados, manter contato com representantes estrangeiros e utilizar redes sociais, diretamente ou por meio de terceiros.

